Sobre a CiViA

O projeto Ciclo de Vida Aplicado (CiViA) do GVces pretende apoiar o setor empresarial na gestão estratégica das externalidades relacionadas a seus produtos e serviços 01/08/2016
COMPARTILHE

null

Os objetivos da CiViA são:

* Apoiar a incorporação do pensamento de ciclo de vida na gestão empresarial, disseminando os conceitos e sua aplicação no mapeamento e análise de externalidades

* Fomentar a quantificação e gestão dos impactos ambientais dos produtos e serviços por meio da abordagem de ciclo de vida

A partir de uma visão sistêmica da cadeia de valor das empresas, o projeto irá atuar na capacitação para a gestão estratégica de produtos e serviços, estimulando a inovação por meio da abordagem de ciclo de vida. O projeto desenvolverá suas atividades na forma de rede empresarial que também agregará outras iniciativas já existentes na área para troca de experiências e boas práticas.

Em seu segundo ano de atividades, a CiViA trabalhará conjuntamente com as demais Iniciativas Empresariais do GVces na agenda de gestão de recursos hídricos. Assim, além da pegada de carbono, as empresas membros de CiViA trabalharão em 2016 na produção de um estudo de pegada hídrica do ciclo de vida de seus produtos e serviços. 

Futuramente, a CiViA pretende trabalhar outras categorias de impacto ambiental, como também a dimensão socioeconômica, promovendo uma visão mais completa do ciclo de vida dos produtos e serviços. Os resultados obtidos serão divulgados, de maneira a promover o debate do tema junto à sociedade.

Para aderir ao ciclo 2017 de CiViA, acesse o material completo aqui.

Se você é uma pequena ou micro empresa e tem interesse em participar da CiViA, veja mais informações aqui.

 

Histórico

Flickr - Creative Commons / BrandonO lançamento da CiViA representa uma evolução natural e o amadurecimento do tema das mudanças climáticas dentre o setor empresarial brasileiro. Temas como inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa (GEE), gestão climática, adaptação às mudanças do clima e mercados de carbono, que antigamente eram um mundo desconhecido, atualmente fazem parte das decisões estratégicas e vem sendo incorporados por cada vez mais empresas.

Assim, a CiViA permite às empresas avançar em mais uma etapa de sua gestão ambiental, partindo para a visão dos produtos e serviços oferecidos. Ao invés de focar nas operações da empresa apenas, a análise de ciclo de vida proporciona uma visão completa de todos os elos da cadeia produtiva, envolvendo fornecedores, clientes e usuários na busca pela redução dos impactos.

A experiência do GVces na temática de mudanças climáticas vem de longa data, sendo muito conhecidas as iniciativas do Programa Brasileiro GHG Protocol e da Plataforma Empresas pelo Clima (EPC), além de outros trabalhos publicados (veja mais). Estes projetos ajudam as empresas a entender e mensurar seus impactos e também a incorporar em sua gestão a redução destes, aproveitando as oportunidades de crescimento e inovação de maneira mais sustentável.