Pegada Hídrica

19/12/2016
COMPARTILHE

A pegada hídrica parte da quantificação do total de água usada e o total de água consumida ao longo do ciclo de vida de um produto. A CiViA tem trabalhado com esta categoria de impacto ambiental desde 2016, tendo realizado capacitação das equipes e auxiliando as empresas a quantificarem esta pegada. 

Os principais métodos utilizados para mensurar a pegada hídrica são o Manual de Avaliação de Pegada Hídrica, construído pela Water Footprint Network (WFN), e a norma ISO 14.046. A CiViA adota o método da ISO 14.046 como guia para o desenvolvimento de suas atividades ligadas ao tema, pois esta norma está completamente alinhada aos demais princípios estabelecidos pelas normas de ACV, que constitui a base estruturante da iniciativa. 

ISO 14.046 

Método lançado em 2014, segue as diretrizes das normas ISO 14.040 e 14.044 (sobre Avaliação de Ciclo de Vida de produtos). Define que a pegada hídrica deve abranger os impactos relacionados à disponibilidade e à qualidade da água, abrangendo impactos como depleção, eutrofização e toxicidade da água doce. Trata-se de uma norma paga.


Manual de Avaliação de Pegada Hídrica

Método lançado em 2011, fundamentado no conceito de pegada hídrica formulado por Hoekstra, em 2002. Determina a pegada hídrica como sendo a contabilização de toda a água consumida no processo, utilizando os conceitos de água azul (água captada de corpos hídricos), água verde (água da chuva) e água cinza (água necessária para diluição de efluentes)

Atividades da CiViA em Pegada Hídrica

CiViA realiza capacitação em pegada hídrica para empresas (maio/2017)

Empresas são capacitadas no desenvolvimento da pegada hídrica de seus produtos (maio/2016)