Pegada de Carbono
19/12/2016Em seu primeiro ciclo de atividades (2015), a CiViA trabalhou uma das categorias de impacto ambiental da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV): mudanças climáticas. Nesta categoria, o impacto ambiental é causado pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) ao longo das etapas do ciclo de vida do produto (bem ou serviço). O cálculo dessas emissões de GEE dos produtos é chamado de pegada de carbono.
Existem diversos métodos para calcular a pegada de carbono de produtos, sendo os mais conhecidos os três listados abaixo. A CiViA desenvolveu um material específico para capacitar seus membros nestes protocolos, incentivando-os a contabilizar as emissões de GEE de seus produtos.
PAS 2050:2011 - Specification for the assessment of the life cycle greenhouse gas emissions of goods and services (BSI)
A primeira versão desse método foi publicada em 2008, sendo considerado o primeiro a tratar especificamente da contabilização de emissões de GEE de produtos. É conhecido como PAS 2050.
The Greenhouse Gas Protocol: Product Life Cycle Accounting and Reporting Standard (WRI / WBCSD)
Esse método foi lançado em 2011 dentro da iniciativa GHG Protocol, bastante conhecida pelo método para contabilização de emissões de GEE de organizações. Como ainda não possui tradução para o português, vem sendo chamado de GHG Protocol para Produtos.
ISO/TS 14067:2013 - Greenhouse gases – Carbon footprint of products – Requirements and guidelines for quantification and communication (ISO).
Em 2013, a ISO publicou essa norma específica para a quantificação e comunicação da pegada de carbono de produtos. Ao contrário das duas anteriores, trata-se de uma norma paga. É conhecida como ISO 14067.