Pegada de Carbono

19/12/2016
COMPARTILHE

Em seu primeiro ciclo de atividades (2015), a CiViA trabalhou uma das categorias de impacto ambiental da Avaliação de Ciclo de Vida (ACV): mudanças climáticas. Nesta categoria, o impacto ambiental é causado pela emissão de gases de efeito estufa (GEE) ao longo das etapas do ciclo de vida do produto (bem ou serviço). O cálculo dessas emissões de GEE dos produtos é chamado de pegada de carbono.

Existem diversos métodos para calcular a pegada de carbono de produtos, sendo os mais conhecidos os três listados abaixo. A CiViA desenvolveu um material específico para capacitar seus membros nestes protocolos, incentivando-os a contabilizar as emissões de GEE de seus produtos.

PAS 2050:2011 - Specification for the assessment  of the life cycle greenhouse gas emissions of  goods and services (BSI)

A primeira versão desse método foi publicada em 2008,  sendo considerado o primeiro a tratar especificamente da contabilização de emissões de GEE de produtos.  É conhecido como PAS 2050.

 

Product Life Cycle Accounting and Reporting StandardThe Greenhouse Gas Protocol:  Product Life Cycle Accounting and  Reporting Standard (WRI / WBCSD)

Esse método foi lançado em 2011 dentro da iniciativa  GHG Protocol, bastante conhecida pelo método para contabilização de emissões de GEE de organizações. Como ainda não possui tradução para o português, vem sendo chamado de GHG Protocol para Produtos.

 

ISO/TS 14067:2013 - Greenhouse gases – Carbon footprint of products –  Requirements and guidelines for quantification and communication (ISO). 

Em 2013, a ISO publicou essa norma específica para a quantificação  e comunicação da pegada de carbono de produtos. Ao contrário das  duas anteriores, trata-se de uma norma paga.  É conhecida como ISO 14067.